(42) 3526 1138 / (42) 99121 7075 Whatsapp

A Natureza em Evidência na Pousada

Além de pássaros de diversas espécies, a pousada é presenteada frequentemente com a visita de um família de macacos bugio...

pousada-sao-pedro-do-timbo-macacos-05

Visitantes muito especiais nas imediações da Pousada São Pedro: uma família de bugios. Eles aparecem com freqüência na propriedade. Conheça a Pousada São Pedro e, com um pouco de sorte, quem sabe você pode ver por lá (ou pelo menos ouvir) esses mamíferos tão interessantes.

 

"Os bugios, também chamados de guaribas ou barbados, ocorrem principalmente no Brasil, Argentina e México, em florestas tropicais úmidas.


São macacos arborícolas, de hábitos herbívoros, corpo forte e cauda longa; com vasta pelagem que varia entre as colorações preta, marrom e vermelha. Com peso que pode variar entre cinco e dez quilos, são considerados um dos maiores primatas neotropicais.

 

Esses animais vivem cerca de vinte anos, em grupos de organização patriarcal, que podem chegar a quarenta indivíduos, dependendo da espécie. Reproduzem-se o ano inteiro, com gestação de aproximadamente cinco meses, dando origem a apenas um ou, bem raramente, a dois indivíduos.

 

É considerado o ser mais barulhento do reino animal, cuja vocalização, tanto de machos quanto de fêmeas, pode durar vários minutos, e ser ouvida em até cinco quilômetros de distância. Tal característica só é possível em razão da presença do osso hioide, localizado na base da língua, que funciona tal como uma caixa de ressonância. Dessa forma, o bugio, com seu vasto repertório, pode interagir socialmente de forma eficaz." (Informações de Mariana Araguaia, bióloga)